Publicações
Este relatório, elaborado pelo PLANAPP, a pedido do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), analisa a implementação e os efeitos das recomendações emitidas no início do ano letivo 2024/2025 sobre o uso de smartphones em contexto escolar.
Para saber mais aceda aqui[...] mais »
Com base em estudos de caso da Irlanda, Espanha e Finlândia, a publicação destaca a necessidade de transformar o desenvolvimento de competências de adultos, expandindo-se para além da educação e formação profissional continua tradicionais, incluindo locais de trabalho e ambientes digitais a[...] mais »
"Este policy paper centra‑se no fenómeno de grande expansão dos cursos profissionais no ensino secundário que se verificou em Portugal a partir de 2006. Com recurso a microdados, é avaliado o impacto que esta expansão produziu nos resultados escolares, no emprego e no empreendedorismo. O estu[...] mais »
"Um relatório transversal sobre o estado da educação em Portugal, que identifica os seus principais sucessos e constrangimentos, com o objetivo de promover um debate atualizado, informado e baseado em factos. Este olhar pretende-se amplo e procura incluir todas as fases e resultados educativos ao[...] mais »
Um dos elementos-chave no processo de aprendizagem é o tempo de instrução disponível para os alunos. De fato, não apenas a qualidade do ensino, mas também o tempo gasto para aprender pode ter um efeito positivo no processo de aprendizagem dos alunos. Este relatório analisa o tempo mínimo de [...] mais »




