Validation of non-formal and informal learning in higher education in Europe
Publicada por Luís Bento, em 2024-05-17

O presente relatório Eurydice investiga se, e em que medida, os sistemas de ensino superior em toda a Europa reconhecem e validam os resultados da aprendizagem não formal e informal. Com base nos documentos de orientação da UE e nos objetivos estabelecidos no âmbito do Processo de Bolonha, o relatório analisa a validação da aprendizagem não formal e informal como 1) uma via alternativa de acesso à educação e 2) uma forma de satisfazer os requisitos dos estudos do ensino superior. Além disso, o relatório analisa (3) os tipos de atividades de aprendizagem que podem ser validadas e (4) os mecanismos de garantia da qualidade subjacentes à prática de validação. O relatório abrange 37 sistemas educativos que fazem parte da rede Eurydice e inclui dados qualitativos para o ano letivo de 2023/2024.

 

European Commission / EACEA / Eurydice, 2024. Validation of non-formal and informal learning in higher education in Europe. Eurydice report. Luxembourg: Publications Office of the European Union.

 

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