Um índice de justiça intergeracional para Portugal
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2024-04-16

O projeto “Um Índice de Justiça Intergeracional para Portugal” elaborado pelo Institute of Public Policy e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, insere-se na esteira de trabalhos que a Fundação Calouste Gulbenkian tem vindo a desenvolver nos últimos cinco anos.

O IPP criou um Índice de Justiça Intergeracional (IJI), que poderá ser atualizado anualmente, que permite não só dar uma saliência regular a este tema, como clarificar as políticas públicas que o poderão promover. O IJI é baseado em seis áreas distintas: ambiente e recursos naturais, saúde, mercado de trabalho, habitação, finanças públicas, pobreza e condições de vida.

O objetivo do projeto é dar saliência, no debate público e político, às questões de justiça intergeracional, identificar onde se manifestam as injustiças intergeracionais mais relevantes e perceber em que medida as políticas públicas têm contribuído para agravar ou atenuar essas injustiças.

 

Pereira, P. T. (coord.), Albuquerque, P., Amorim, J. G., Andrade, I., Costa, E., Esteves, D., Franco, F., Nobre, L., Rodrigues, C. F., Tavares, A. I., Valente, M. S. e Xeres, R. (2023) Um Índice de Justiça Intergeracional para Portugal, Institute of Public Policy e Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.