A digitalização e a automação estão transformando milhões de empregos em todo o mundo, criando oportunidades poderosas para melhorar a segurança e a saúde ocupacional. A automação e os sistemas de monitoramento inteligentes podem reduzir exposições perigosas, prevenir lesões e melhorar as condições gerais de trabalho. No entanto, esses avanços também trazem novos riscos potenciais que exigem respostas políticas proativas e adaptativas.
O relatório explora as implicações em matéria de SST das seguintes tecnologias e processos:
- Automação e robótica avançada
- Ferramentas inteligentes de SST e sistemas de monitorização
- Realidade estendida e virtual
- Gerenciamento algorítmico do trabalho
- Mudança nos arranjos de trabalho, incluindo teletrabalho e plataformas de trabalho digitais
O relatório examina as políticas globais, regionais e nacionais que regem a SST em locais de trabalho digitalizados, destacando lacunas regulatórias e respostas políticas. Também discute a avaliação de riscos, a participação dos trabalhadores e estratégias preventivas para integrar ferramentas digitais de forma segura e eficaz no local de trabalho.
Ao fornecer perspetivas políticas, práticas e estudos de caso do mundo real, o presente relatório serve de recurso para governos, empregadores, trabalhadores e especialistas em SST navegarem no panorama em evolução da segurança digital no trabalho.
Revolutionizing health and safety: The role of AI and digitalization at work, Geneva: International Labour Office, 2024
Aceda ao relatório – English (EN)
Fonte: OIT