Este relatório investiga políticas e medidas nacionais/de alto nível em 39 sistemas educacionais europeus, que abordam a discriminação e promovem a diversidade e a inclusão nas escolas. Ele se concentra em particular em iniciativas direcionadas para apoiar os alunos que têm maior probabilidade de sofrer desvantagens e discriminação, incluindo meninas/meninos, alunos de diferentes origens migrantes, étnicas e religiosas, alunos LGBTIQ+ e alunos com necessidades educacionais especiais ou deficiências. As descobertas mostram que políticas e medidas relevantes nas áreas investigadas – monitoramento, estratégias, acesso, currículos, aprendizagem e apoio socioemocional e educação e treinamento de professores – estão amplamente presentes. No entanto, elas não têm como alvo todos os grupos de alunos igualmente. O relatório também destaca áreas onde políticas e medidas podem ser mais desenvolvidas.
European Commission/EACEA/Eurydice, 2023. Promoting diversity and inclusionin schools in Europe. Eurydice report. Luxembourg: Publications Office of theEuropean Union.
Relatório disponível aqui
Fonte: European Commission