Learning for sustainability in Europe: Building competences and supporting teachers and schools
Publicada por Luís Bento, em 2024-04-18

Learning for sustainability in Europe: Building competences and supporting teachers and schools / European Education and Culture Executive Agency (European Commission). – 2024

 

Este relatório Eurydice centra-se no desenvolvimento de competências de sustentabilidade entre os alunos e no apoio oferecido aos professores e às escolas para enfrentar os desafios da transição verde em 39 sistemas educativos europeus. O relatório analisa como a aprendizagem para a sustentabilidade está incorporada nos currículos europeus e até que ponto as competências de sustentabilidade – definidas com base no quadro europeu GreenComp – estão incluídas nestes documentos orientadores (Capítulo 1). Em seguida, examina o papel dos professores e dos líderes escolares na promoção da sustentabilidade, abrangendo áreas como a integração da sustentabilidade nos quadros de competências dos professores, na formação inicial de professores, na promoção do desenvolvimento profissional dos professores em sustentabilidade, na construção de liderança escolar para a sustentabilidade e no apoio aos professores na oferta de educação para a sustentabilidade ( Capítulo 2). O relatório explora finalmente abordagens de toda a escola à sustentabilidade, apoio às escolas e monitorização, incluindo orientação, apoio e incentivos, bem como monitorização da integração da aprendizagem para a sustentabilidade nas atividades escolares (Capítulo 3). Abrangendo o ensino primário e secundário geral, o relatório baseia-se em dados qualitativos sobre políticas e medidas de apoio.

Versão em inglês

Aceda ao relatório aqui