À medida que robôs avançados se tornam mais complexos e predominantes em ambientes de trabalho modernos, entender como trabalhadores e robôs interagem e as implicações para a organização do trabalho e condições de trabalho é crucial para a integração bem-sucedida dos robôs no local de trabalho. As mudanças trazidas pela robótica avançada autónoma ou semiautonoma exigem consideração cuidadosa e gerenciamento proativo para garantir um impacto positivo em empresas e trabalhadores.
Outros desafios importantes decorrentes da interação com robôs avançados estão relacionados aos requisitos de habilidades. Por algum tempo, a UE reconheceu o impacto dos avanços tecnológicos no mercado de trabalho e as habilidades que a força de trabalho requer. Nesse sentido, uma importante iniciativa política é a Agenda Europeia de Habilidades para competitividade sustentável, justiça social e resiliência. A agenda abrange várias ações com foco em qualificação e requalificação para garantir que os indivíduos tenham as habilidades necessárias para os mercados de trabalho atuais e futuros.
Eurofound (2024), Human–robot interaction: What changes in the workplace? Publications Office of the European Union, Luxembourg.
Aceda aqui
Fonte: Eurofound