Este relatório analisa as desigualdades nas oportunidades de acesso e conclusão do ensino superior em Portugal decorrentes de diferenças na origem socioeconómica dos indivíduos e apresenta recomendações de ação política para lidar com essas iniquidades. Especificamente, o relatório se concentra nas oportunidades para os alunos do ensino médio fazerem a transição para o ensino superior público e nas oportunidades para os alunos que se matriculam no ensino superior terem sucesso. O acesso mais amplo e o sucesso no ensino superior ajudam os jovens a navegar e prosperar em um mercado de trabalho em mudança e permitem que os governos otimizem o uso de fundos públicos na construção de uma força de trabalho altamente qualificada. O relatório faz um balanço de três fatores fundamentais que moldam as oportunidades de acesso e conclusão do ensino superior em Portugal: resultados anteriores, apoio financeiro e acesso à informação. Ele também fornece uma visão geral de abordagens inovadoras para lidar com as taxas de abandono usando análises avançadas.
OECD (2025), Higher Education in Portugal: Policies for Access and Success, Higher Education, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/49b1c7dc-en.
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