A forma como trabalhamos está a mudar devido aos desenvolvimentos associados à transição digital e ecológica, bem como às alterações demográficas, como motor da escassez de mão de obra atual e futura. À medida que estas transições têm impacto no conteúdo, nas tarefas e nos processos profissionais, irão alterar a forma como as pessoas trabalham, as competências necessárias para desempenhar funções, as condições de emprego e, em última análise, as dimensões da qualidade do seu trabalho. Estas mudanças nas profissões relacionadas com a transição são de grande relevância para os trabalhadores, candidatos a emprego e estudantes em formação para ingressar nestas profissões, bem como para as partes interessadas e os decisores políticos, a nível setorial, nacional e europeu.
Este artigo pretende lançar luz sobre os perfis dos titulares de empregos, as suas condições de emprego e alguns aspectos da qualidade do trabalho vivida pelos trabalhadores em profissões relevantes para estas transições. Analisa tanto grupos de empregos relevantes para uma única transição, denominados «ocupações de interesse», como relevantes para duas ou mais das três transformações, definidas como profissões «orientadas para o futuro».
European Commission: Directorate-General for Employment, Social Affairs and Inclusion, Parent-Thirion, A., Wukovits-Votzi, N. and Muller, J., Future-oriented occupations in the EU – Main features, employment conditions, and job strain, Publications Office of the European Union, 2025
Artigo disponível aqui
Fonte: European Union