ESTUDO OM 64: Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes. O papel das dinâmicas de aculturação, de Rita Guerra e Ricardo Rodrigues (coord.), Margarida Carmons, João Barreiros, Cecília Aguiar, Joana Alexandre e Rui Costa-Lopes, julho de 2019.
Os autores afirmam a existência de discrepâncias significativas no desempenho escolar entre as crianças e jovens autóctones e imigrantes não obstante todo o normativo nacional e internacional ser orientado para a promoção da igualdade. Este estudo procurou contribuir para o conhecimento dos fatores preditivos que ajudam a explicar essas diferenças e a delinear políticas públicas e intervenções sociais que fechem esse hiato. O estudo considerou referências teóricas que enfatizam também os papéis do “bem-estar psicológico (e.g., autoestima positiva)” e do “sucesso em tarefas de aculturação (e.g., aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada)”, e “testou um modelo teórico que considera o papel explicativo combinado das preferências de aculturação e da perceção de discriminação na integração socioeducativa das crianças e jovens imigrantes e descendentes de imigrantes”.
Estudo OM aqui.
Fonte: OM – Observatório das Migrações