Artificial Intelligence and Democracy
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2024-06-04

A Recomendação da UNESCO sobre a Ética da Inteligência Artificial, adotada por todos os Estados-membros em novembro de 2021, é o primeiro quadro político global para a inteligência artificial (IA) e descreve diferentes aspetos desta tecnologia que impactam diretamente a vida política. As considerações iniciais da Recomendação descrevem as potenciais ramificações da IA em diversos domínios, nomeadamente as suas implicações para a democracia.

Este relatório baseia-se nestas análises e recomendações, alinhando-se com os valores e princípios fundamentais delineados na Recomendação. Ele investiga o impacto atual e potencial da inteligência artificial na democracia e os benefícios que tanto a inteligência artificial quanto a digitalização, em geral, podem trazer para melhorar os processos de tomada de decisão coletiva.

UNESCO Office Montevideo and Regional Bureau for Science in Latin America and the Caribbean (2024). Artifical Intelligence and democracy. France : United Nations Educacional, Scientific and cultural Organizacionan

 

Aceda ao relatório aqui

 

Fonte: UNESCO