A study on the employment and wage outcomes of people with disabilities
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2024-09-06

Este estudo investiga as disparidades de emprego e salários entre pessoas com e sem deficiência.

Pessoas com deficiência têm menos probabilidade de fazer parte do mercado de trabalho e tendem a ganhar menos quando o fazem, de acordo com um novo documento de trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

De acordo com este estudo, indivíduos com deficiência também enfrentam maiores taxas de desemprego e têm menor probabilidade de serem autónomos. O estudo, que inclui novos dados, aponta que aqueles com deficiência que estão a trabalhar recebem 12% a menos por hora do que outros funcionários, em média, e que 3/4 dessa lacuna — 9% — não podem ser explicados por diferenças em educação, idade e tipo de trabalho. 

A situação é pior para mulheres com deficiência, que também enfrentam uma disparidade salarial de género substancial em comparação com os  seus colegas homens. Em média, em 14 países onde dados desagregados por género estavam disponíveis, havia uma disparidade salarial de género de 6% entre mulheres e homens com deficiência em países desenvolvidos e uma disparidade de 5% em países em desenvolvimento.

Ananian, S., Dellaferrera, G. 2024. A study on the employment and wage outcomes of people with disabilities, ILO Working Paper 12 (Geneva, ILO)

 

Aceda ao estudo aqui

 

Fonte: ILO – International Labour Organization