Foi no Estádio OL de Lyon que o WorldSkills Lyon 2024 chegou ao fim, com uma cerimónia de encerramento emocionante e cheia de cor, onde foram anunciados os vencedores nas 59 profissões em competição.
Foi uma noite de celebração da excelência, da dedicação e de unidade global, com o destaque a ser dado ao talento e trabalho árduo dos 1.400 concorrentes.
Após a entrega de todas as medalhas por profissão, foram anunciados os melhores de cada nação (concorrente com melhor pontuação por país). MÁRIO FERREIRA, concorrente na profissão de Desenho Gráfico, foi o melhor de Portugal, repetindo o feito já alcançado em 2023, no Campeonato da Europa, em Gdansk.
Outro dos momentos altos da noite foi a passagem cerimonial da bandeira da WorldSkills. A bandeira foi entregue, pelo comité organizador do WorldSkills Lyon 2024, aos representantes de Xangai, a cidade anfitriã da competição WorldSkills em 2026. Este gesto simbólico marca o início dos preparativos para o próximo campeonato.
O WorldSkills Lyon 2024 não foi apenas uma celebração de conquistas individuais ou de equipas. Foi também uma prova do poder das competências na construção de um futuro melhor. O evento reuniu diversas culturas e promoveu um sentido de comunidade global, enfatizando a importância do desenvolvimento de competências para impulsionar o progresso económico e a coesão social.
Fonte: IEFP