O evento contará com a participação de oradores de relevo do panorama nacional e internacional, incluindo representantes da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e da OCDE, entre outros. Contamos com a vossa presença e contribuição para a discussão, criando oportunidades de aprendizagem e colaboração entre as várias partes.
Sinopse:
Num contexto de deterioração da saúde mental da população resultante de sucessivas crises e aumento de fatores de risco como a insegurança financeira, este workshop pretende discutir a importância da integração de políticas de saúde mental nos locais de trabalho e as direções futuras para o nosso país.
Os locais de trabalho apresentam-se como uma opção preferencial atuar na saúde mental para além das fronteiras do sistema de saúde: pela forma como as condições de trabalho influenciam a saúde mental, pelo elevado número de horas que passamos nestes ambientes, e pelos elevados custos indiretos da doença mental que que resultam do presenteamos e absenteísmo laboral.
Os objetivos das intervenções e programas a implementar podem ir desde a promoção da saúde mental à prevenção e identificação precoce da doença mental; à prestação de suporte em primeira linha e à integração e manutenção das pessoas com doença mental (grave) num emprego, dando-lhes as condições necessárias a um bom desempenho.
Durante o workshop ficaremos a conhecer mais sobre experiências e programas inovadores implementados em Portugal, bem como a visão da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental sobre o tópico para o nosso país e a atualidade do panorama internacional e progresso nos restantes países da OECD. O evento terminará com um uma mesa redonda em que participam diversos sectores, que refletirão sobre o conhecimento discutido durante a tarde e as direções futuras para a integração de políticas de saúde mental e de trabalho em Portugal.
Facultamos o link para inscrição:
https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-saude-mental-e-trabalho-do-diagnostico-a-acao-632686892527
Fonte: IEFP