Sondagem «Os Portugueses e o 25 de Abril» apresentada na sexta-feira, na Gulbenkian, e com entrada livre
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2024-04-18 (há 2 meses)

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril apresenta esta sexta-feira, dia 19 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian (auditório 2), o estudo «Os portugueses e o 25 de Abril». O evento tem entrada livre e decorre entre as 15h e as 17h30. Conta com uma intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta sondagem foi realizada por uma equipa do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, coordenada por Pedro Magalhães, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, o Expresso e a SIC. 

A sessão contempla a apresentação dos resultados do estudo pelo seu coordenador e comentários dos jornalistas Ricardo Costa e Mariana Lima Cunha, e de Miguel Poiares Maduro. 

As atitudes dos portugueses em relação ao 25 de Abril de 1974 

Trata-se de um estudo sobre a forma como os portugueses percecionam o 25 de Abril, baseado em inquérito a uma amostra representativa da população adulta portuguesa, com cerca de 1200 inquiridos.   

A par do lugar do 25 de Abril como facto histórico, o estudo aborda temas como as atitudes em relação ao regime anterior, ao 25 de Abril e à  democracia; o grau de conhecimento sobre figuras políticas e militares da época; as opiniões sobre a Constituição Portuguesa; e as perceções sobre os aspetos da vida em Portugal que mais melhoraram ou pioraram nos últimos 50 anos. 

 

 

Fonte: mtsss.pt/