Seminário nacional do Projeto NEETS at Risk
Publicada por Luís Bento, em 2016-12-05 (há 4 anos)

Boas práticas, sustentabilidade e impacto foi o mote do seminário nacional do Projeto NEETS at Risk, que no dia 10 de novembro juntou 95 participantes na Junta de Freguesia de Alcântara.

No painel 1 «Boas práticas» salientamos a intervenção do Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Hugo Carvalho, que apresentou as preocupações e os desafios do CNJ e da sociedade portuguesa, na situação dos jovens que por razões diversas são colocados à margem da sociedade – os chamados jovens em risco de NEET. Coube ao CECOA apresentar o projeto e a metodologia de intervenção NEETS at Risk.

No painel 2 «Sustentabilidade» a Junta de Freguesia de Alcântara e a Escola Francisco de Arruda apresentaram de que forma foi adaptado e testado o modelo de identificação precoce, segmentação individualizada e intervenção ajustada aos jovens em risco de se tornarem NEETs. A RedEmprega Vale de Alcântara foi disseminada como boa prática do envolvimento de empresas e de organizações locais na procura de soluções de empregabilidade.

No painel 3 «Impacto», a Universidade Católica Portuguesa partilhou os resultados preliminares do estudo de impacto, seguindo-se a intervenção de dois oradores convidados: Paulo Vieira, da Câmara Municipal de Lisboa e Pedro Cunha, Subdiretor Geral do Ministério da Educação. O primeiro disseminou a estratégia da autarquia e o programa RedEmprega Lisboa, promovido pela CML, a Fundação Aga Khan e a Associação Portuguesa de Emprego Apoiado. O segundo salientou a importância da metodologia de intervenção, da expectativa face aos resultados de impacto e da disseminação e exploração da mesma por outras escolas.

Fotografias em: Clique aqui

Áreas Temáticas
Educação e Formação Profissional; Trabalho e emprego; Enquadramento de jovens