A experiência de trabalho tem vindo a sofrer mudanças significativas ao longo de anos recentes, discutindo-se com frequência o ‘futuro do trabalho’. Entre estas, a emergência do teletrabalho no contexto da pandemia tem sido talvez a face mais visível e mais repentina.
O teletrabalho pode também ser considerado como um laboratório de novas formas de interação da tecnologia com o trabalho, projetando os potenciais riscos de diferentes formas de (des)controlo do trabalho através da tecnologia. Assim, os debates em torno do futuro do trabalho, e do papel da tecnologia, poderão ser mais adequadamente repensados em torno do trabalho no futuro, rejeitando visões determínisticas sobre a substituição dos empregos pelas máquinas e antes alertando para os riscos de novas desigualdades que podem advir de uma utilização desregulada da tecnologia na esfera do trabalho.
Tiago Santos Pereira (CES)
28 de setembro de 2021, 16h00
Evento em formato digital
Comentários: Filipe Santos (CES) | Moderação: Paula Sequeiros (CES)
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/81920440901?pwd=eFUrcXREZ1czNTlBcVE5QzV4STRvdz09
ID da reunião: 819 2044 0901 | Senha de acesso: 393146
Fonte: CES – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra