Projeto QualiTools for IT trainers
Publicada por Luís Bento, em 2016-03-03 (há 5 anos)

QualiTools para formadores em TI: melhorar o processo, resultados e a transferência da aprendizagem.

O Projeto QualiTools for IT trainers resulta de uma parceria constituída por parceiros oriundos de diversos países europeus, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional de professores/formadores em tecnologias de informação (TI). São grupos-alvo do projeto para além destes, tutores, empresas e entidades de formação profissional que ministram e certificam formação em TI, bem como os gestores responsáveis pela Gestão da Qualidade nestas organizações.

 Ao longo dos 3 anos de duração deste projeto, uma das metas é compilar numa base de dados online de acesso gratuito, 50 ferramentas de qualidade na formação, transferidas no âmbito deste projeto e classificadas como boas práticas. Será, ainda, desenvolvido um programa de capacitação dirigido a profissionais da formação em TI, que pretendam aplicar estes instrumentos e organizado, em cada país parceiro, um Workshop de Valorização para responsáveis pela Gestão da Qualidade na área da Educação e Formação Profissionais (EFP) e para professores/formadores em TI.

Desta forma, através da melhoria das competências transversais destes profissionais, pretende-se contribuir para uma maior adaptação da formação às necessidades dos alunos/formandos, refletir sobre a qualidade do processo formativo, avaliar os resultados da formação e da transferência de conhecimentos, em suma, melhorar a prática formativa.

Para além do CECOA em Portugal, são parceiros do projeto:

–  University of Social Sciences (Polónia), entidade promotora

–  ABIF (Áustria)

–  European Peer Review Association (Áustria)

–  Bridging to the Future Ltd (Reino Unido)

–  Znanie (Bulgária)

Áreas Temáticas
Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas