Projeto Erasmus + “PRALINE – Peer Review in Adult Learning to Improve formal and Non-formal Education”
Publicada por Luís Bento, em 2016-12-05 (há 4 anos)

Aplicação e teste em Portugal da “Metodologia da Revisão por Pares Europeia na Educação de Adultos”.

Numa iniciativa pioneira em Portugal, 4 entidades prestadoras de serviços de Educação de Adultos – CECOA, do CENFIC, do CINEL e da KERIGMA – participaram, em rede, na aplicação e teste em Portugal da “Metodologia da Revisão por Pares Europeia na Educação de Adultos”, uma metodologia de avaliação que combina avaliação externa com autoavaliação e que tem por objetivo apoiar entidades prestadoras de serviços de Educação de Adultos nos seus esforços de garantia e de desenvolvimento da Qualidade.

Assim, de 19 de outubro a 08 de novembro, equipas de “Pares“ i.e. “indivíduos de estatuto igual” destas 4 entidades visitaram, durante 2 dias, as suas congéneres, seguindo uma lógica de trabalho colaborativo, em rede e em itinerância. Durante estas visitas os “Pares” seguiram uma agenda de trabalhos estruturada e pré-acordada com a entidade em revisão. Tiveram oportunidade de conversar com dirigentes/chefias, técnicos e coordenadores de formação, formandos, formadores, parceiros destas entidades na implementação da formação de adultos. O objetivo é o de obter o ponto de vista de todas as partes, sobre um conjunto de critérios de qualidade (também pré-definido e relevante para a entidade em causa) e identificar pontos fortes e áreas a melhorar, numa perspetiva de análise e aprendizagem mútua, que se possa refletir no incremento da qualidade da oferta de educação e formação profissional de adultos em Portugal.

O trabalho dos pares terminará com a apresentação, a cada entidade em análise, de um relatório da revisão por pares. É nesta fase que estamos, continuando a contar com o empenho e profissionalismo da excelente equipa de 16 pares portugueses, profissionais da área da Educação de Adultos e da Qualidade do CECOA, do CENFIC, do CINEL e da KERIGMA!

Esta iniciativa acontece no âmbito do projeto Erasmus + “PRALINE – Peer Review in Adult Learning to Improve formal and Non-formal Education” liderado, em Portugal, pelo CECOA.

Para mais informações sobre o projeto: Clique aqui

Fotografias:

Visita ao CENFIC: Clique aqui