Primeiro Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Economia Social inaugurado na Guarda
Publicada por Luís Bento, em 2023-04-20 (há 11 meses)

Iniciativa pioneira vem responder aos desafios da economia social nos domínios da capacitação, inovação e qualificação.

Decorreu, no Auditório do Instituto Politécnico da Guarda, a cerimónia de inauguração do primeiro Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS).

O CEIS, localizado no edifício da Segurança Social na Guarda, é o primeiro centro protocolar de formação profissional para o setor da Economia Social, tendo em vista a capacitação das entidades da economia social, ao promover a realização de formação profissional e de reconhecimento, validação e certificação de competências, no sentido de qualificar e requalificar os trabalhadores e respetivos dirigentes e gestores.

Fruto da cooperação ibérica, esta iniciativa pioneira vem responder aos desafios da economia social nos domínios da capacitação, inovação e qualificação, dotando as pessoas que integram este setor vital de competências específicas.

O CEIS resulta de uma parceria entre o IEFP, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Instituto da Segurança Social (ISS).

Ana Mendes Godinho afirmou durante a cerimónia de inauguração do Centro para a Economia e Inovação Social que, “A economia social passa hoje a ter um instrumento poderoso de união e de transformação dedicado às competências, no ano, aliás, em que a Europa está a comemorar as qualificações de todos os trabalhadores”.

Na cerimónia estiveram presentes para além da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a Vice-Presidente do Governo de Espanha e Ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e o Secretário de Estado do Emprego e da Economia Social de Espanha, Joaquin Pérez Rey. Estiveram também presentes na cerimónia de inauguração os membros do Conselho Diretivo do IEFP: Domingos Lopes (Presidente), Júlia Tomaz (Vice-presidente), Ana Elisa Santos (Vogal) e Paulo Langrouva (Vogal).

 

Fonte: IEFP