Portugal conquista a 8.ª posição no Euroskills, Graz 2021
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2021-09-30 (há 3 semanas)

Portugal ficou em 8.º lugar naquela que foi a 7.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, tendo obtido resultados que dignificam todos os envolvidos e comprovam a competência e o empenhamento dos nossos concorrentes, jurados, preparadores e entidades formadoras.

Ao longo da cerimónia de encerramento, que decorreu no centro cívico de Graz Stadthalle, Portugal subiu ao pódio 3 vezes para receber uma medalha de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze. Conquistou, ainda, 6 medalhas de excelência, que são atribuídas sempre que a classificação é igual ou superior a 700 pontos, dos 800 correspondentes à pontuação máxima.

RESULTADOS DE PORTUGAL

Campeão europeu na profissão de CAD – João Teixeira, do CENFIM de Ermesinde, conquistou a Medalha de Ouro e o prémio Melhor da Nação.

Vice-campeã europeia na profissão de Serviço de Mesa/Bar – Benedita Rua, da Escola de Hotelaria e Turismo de Douro-Lamego, conquistou a Medalha de Prata.

Beatriz Julião e Niuka Oliveira, do MODATEX Lisboa e Porto, respetivamente, trouxeram a Medalha de Bronze pela sua prestação na profissão de Tecnologias da Moda.

As Medalhas de Excelência foram atribuídas a:

  • Bruno Reis, do IEFP de Coimbra, em Desenho Gráfico
  • Hugo Geraldo, do CENFIM do Porto, em Refrigeração e Ar Condicionado
  • João Ferreira e Rodrigo Costa, do CENFIM de Torres Vedras, em Mecatrónica Industrial
  • Pedro Ribeiro, da ATEC, em Soldadura
  • Samuel Santos, da Insignare, em Cozinha
  • Seomara Cabrita, do IEFP de Portimão, em Estética

A cerimónia de encerramento concluiu com a passagem da bandeira para o país anfitrião da 8.ª edição do Campeonato, a Rússia, que irá organizar o EuroSkills São Petersburgo 2023, em agosto de 2023.

Mas antes disso, para a equipa portuguesa, e findo o campeonato europeu, começam, agora, a desenhar-se os contornos da participação no campeonato mundial que se realiza de 12 a 17 de outubro de 2022, em Xangai.

Fonte:worldskillsportugal.iefp.pt