OIT lança nova base de dados online sobre políticas e estratégias de emprego para promover uma recuperação inclusiva geradora de emprego
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2021-10-27 (há 2 meses)
A plataforma online será uma referência mundial única e constituirá uma fonte de informação sobre políticas nacionais de emprego e estratégias para promover o emprego jovem.

Destinada aos governos, parceiros sociais, instituições de investigação, profissionais e outros intervenientes no desenvolvimento, o Portal da Política de Emprego permite pesquisar as políticas e estratégias nacionais existentes para a promoção do emprego por região, país e tema. Esta funcionalidade possibilita comparações das políticas nacionais entre países e apoia a investigação e a análise dos instrumentos políticos existentes.

O lançamento desta base de dados surgiu no seguimento de pedidos crescentes de governos, organizações de empregadores e de trabalhadores, alertando para a necessidade de informação comparativa sobre políticas de emprego a nível nacional, incluindo estratégias que visam a juventude.  A crise da COVID-19 a afetar severamente os mercados de trabalho em todo o mundo, levando a mudanças nas políticas e à introdução de novas medidas, aumentou a procura por este tipo de base de dados.

O Portal da Política de Emprego está estruturado em três secções interligadas:

  • Políticas Nacionais de Emprego (PNE) –  informação sobre políticas nacionais de emprego adotadas por países de todo o mundo. Inclui a conceção, conteúdo, implementação e monitorização das políticas;
  • Estratégias de Emprego Jovem abrange as estratégias nacionais de emprego jovem, com base nas apresentações dos países ao “Inquérito da OIT sobre Estratégias Nacionais de Emprego Jovem” no âmbito da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 e,
  • Biblioteca digital –  registo de documentos de política oficiais, nas línguas originais dos países.

“O Portal continuará a ser atualizado e a ampliar a sua base de informação, integrando mais países e novas características baseadas em contextos em evolução, incluindo respostas políticas à crise da COVID-19”, afirmou  Sangheon Lee, Diretor do Departamento de Política de Emprego da OIT.

O Portal da Política de Emprego é apoiado pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional e pela Agência Luxemburguesa de Cooperação para o Desenvolvimento.

Fonte: ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho