OIM organiza conferência “Migração laboral: que futuro?”
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2024-05-24 (há 4 semanas)

Estão abertas as inscrições para a conferência organizada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), onde será apresentado o plano de ação para uma migração bem gerida.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) Portugal desenvolveu, em parceria com o IEFP, o projeto “Promoção de uma boa gestão da migração laboral para Portugal”.

O projeto teve por objetivo principal a definição de um plano para desenvolver futuros esquemas de migração laboral para Portugal, baseados numa boa gestão da migração laboral.  A finalidade é responder rapidamente à procura existente no mercado de trabalho, nomeadamente nos sectores e regiões com maiores carências de mão-de-obra, considerando as necessidades dos empregadores, e fomentando caminhos seguros para a migração, aos possíveis trabalhadores estrangeiros.

O plano de ação foi construído com base nas aprendizagens e reflexões das atividades realizadas no projeto e tendo como orientação os seguintes princípios: promoção de uma migração segura, regular e ordenada; proteção dos direitos dos migrantes; benefícios mútuos para os países de origem e de destino; princípios de recrutamento ético; dignidade humana; sustentabilidade e promoção de uma perspetiva de género.

A Conferência “Migração laboral: que futuro?”, que se realiza em Lisboa, a 4 de junho de 2024, pelas 14:00 horas, no Centro Ismaili tem como objetivos:

  • divulgar o plano de ação, desenvolvido pela OIM em parceira com o IEFP, no âmbito do projeto “Promoção de uma Boa Gestão da Migração Laboral”;
  • debater os principais desafios de uma migração bem gerida e;
  • explorar vias complementares de admissão, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

Pode consultar a Agenda do evento aqui

Inscreva-se de forma gratuita no evento

As inscrições são sujeitas a confirmação devido à capacidade do espaço.

Fonte: IEFP