Neets in action chega ao fim!
Publicada por CRC do CECOA, em 2020-11-02 (há 1 mes)

Em outubro de 2020, terminou (formalmente) mais um projeto do CECOA! Trata-se do projeto ComNetNEET, mais conhecido por “Neets in Action”, projeto que visa a integração social de jovens que não estudam, não trabalham, nem estão em formação, tendo por base um modelo de intervenção de base comunitária.

Este projeto coordenado pelo CECOA tem como parceiros nacionais a Câmara Municipal de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e a TESE – Associação para o Desenvolvimento e como parceiros europeus, o ISOB, da Alemanha; o Tavistock Institute, do Reino Unido; a CPV de Itália e a Fundação Ronsel, de Espanha.

Nesta fase de encerramento, um especial agradecimento aos parceiros do consórcio, bem como a todas as (muitas) entidades que contribuíram para a execução desde projeto a nível europeu e nacional, desde os parceiros estratégicos às entidades de terreno que testaram e validaram a metodologia ComNetNEET.

Por fim, destacamos os dois últimos eventos de disseminação realizados via Zoom:

Uma Conferência Internacional – “Communities for Youth: Intervention and Impact” para apresentação dos resultados e reflexão sobre o impacto e a sustentabilidade.

Esta iniciativa contou com vários oradores, com destaque para as intervenções de Stan Van Alphen da Comissão Europeia, DG Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, da Rita Saias, Presidente do Conselho Nacional da Juventude que nos trouxe a “voz dos jovens” bem como as intervenções dos parceiros do consórcio. Realizou-se no dia 20 de outubro e contou com 71 participantes.

Um Seminário Nacional – “Sessão de experimentação: do Modelo ComNetNEET às lógicas da ação”, um evento prático de divulgação, com o propósito de capacitar entidades e técnicos/as na utilização do referencial de formação produzido no âmbito do modelo de intervenção ComNetNEET. Realizou-se no dia 22 de outubro e contou com 40 participantes.

Os Intelectual Outputs (resultados) concebidos encontram-se disponíveis em: https://neetsinaction.eu/

Para mais info sobre o projeto: https://www.cecoa.pt/custompage/projects?tproj=internacional&aid=135