Massagem Corporal : Um forte aliado para combater o stress
Publicada por CRC do CECOA, em 2022-01-04 (há 9 meses)

Vivemos numa sociedade agitada, exigente, tanto a nível profissional, como pessoal. Lidar com as exigências desta sociedade contemporânea, que nos “obriga” a estar sempre conectados, produtivos e sempre no nosso melhor, não é tarefa fácil… existe um preço a pagar… um desequilíbrio do nosso ritmo biológico, que leva ao desenvolvimento de uma série de distúrbios. O stress faz parte integrante da nossa vida. É uma reação do organismo, uma resposta fisiológica perante estímulos/situações que exigem uma adaptação além do seu limite e que afeta a saúde, a qualidade de vida e a sensação de bem-estar geral.

O que o stress faz ao nosso corpo?

Quando somos expostos a uma situação de stress, o nosso corpo liberta determinadas hormonas que ativam uma resposta do sistema imunitário de autodefesa, ao que chamamos de reação de “luta ou fuga”. Durante essa resposta o batimento cardíaco aumenta, a respiração acelera, a tensão arterial aumenta e os músculos contraem. O organismo está pronto a agir! Quando exposto a períodos prolongados de stress, o corpo começa a apresentar sinais e sintomas de que existe uma “sobrecarga do sistema imunitário”.

Alguns sintomas físicos do stress:

– Dores de cabeça

– Redução dos níveis de energia

– Problemas de estômago, diarreia, obstipação e náuseas

– Dores no corpo e tensão muscular (que desencadeia dificuldades na circulação sanguínea e consequentemente má oxigenação, nutrição e libertação de toxinas dos tecidos)

– Sensação de cansaço

– InsóniasComo podemos aliviar os sintomas do stress?

A massagem é uma grande aliada neste “combate”. Inúmeros estudos associam a massagem a benefícios reais:

– Relaxamento psicofísico. Ativando o sistema parassimpático, traz relaxamento e sensação de bem-estar, libertando ocitocina que combate o stress

– Redução da dor, fadiga muscular e cansaço

– Melhoria da circulação sanguínea e linfática. Melhorando a oxigenação e nutrição das células e eliminação de toxinas, bem como a remoção de resíduos tóxicos que se formam nas fibras musculares e causam dor

– Bom funcionamento intestinal

– Redução da ansiedade. Aumento dos níveis de serotonina e dopamina

– Melhoria do sono

– Aumento da autoestima. Com efeitos psicológicos e emocionais

Quem nunca desejou começar a semana com uma massagem?

De uma forma geral, o objetivo da massagem é melhorar o bem-estar e saúde das pessoas, melhorando o seu estado físico e psicológico através do relaxamento do corpo e da mente.

É uma das mais antigas e simples formas de terapia. Registos de antigas culturas, Egípcia, Hindu, Grega, Romana, Chinesa, Japonesa, fazem referência aos benefícios da massagem para a saúde e bem-estar. As técnicas de massagem foram evoluindo com o tempo, sempre tendo em conta os resultados a obter.

Energias recarregadas e um bem-estar geral que nos deixa preparados para a semana que se avizinha? Sim, sem stress!

Foi a pensar nesta crescente necessidade de bem-estar na sociedade, que o CECOA alargou a sua oferta formativa. Poder proporcionar formação de diferentes massagens, como Massagem Corporal, Massagem Californiana ou Drenagem Linfática Manual, permite preparar profissionais focados na área da estética e bem-estar para um mercado de trabalho com excelentes oportunidades.

Neste ritmo acelerado em que vivemos, é imperativo arranjar tempo para cuidar da saúde física e mental!

 

Raquel Diogo
Formadora do CECOA