A Marca Entidade Empregadora Inclusiva, edição de 2025, volta a distinguir publicamente as melhores práticas de gestão inclusiva no mercado de trabalho português. Esta iniciativa reconhece entidades que promovem a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade, contribuindo ativamente para um mercado de trabalho mais justo e acessível.
A Marca é atribuída às entidades que atinjam uma pontuação mínima de 200 pontos e que se distingam por práticas de referência nos domínios:
• Recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional;
• Manutenção e retoma do emprego;
• Acessibilidades;
• Serviço e relação com a comunidade.
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva — Excelência é atribuída às entidades que obtenham a pontuação mínima de 300 pontos e pelo menos 50% dos pontos possíveis em cada domínio mencionado.
Na presente edição que decorreu no período de 2 de janeiro a 3 de março candidataram-se 204 entidades dos setores privado, público e da economia social.
A análise das candidaturas foi efetuada por uma comissão de peritos constituída por profissionais indicados pela SUPERA – Sociedade Portuguesa de Engenharia e Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
O Júri, constituído por representantes das associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, entidades que apoiam pessoas com deficiência, e da administração pública, deliberou atribuir a Marca Entidade Empregadora Inclusiva a 77 entidades, 8 das quais com Menção de Excelência.
Consulte os resultados aqui
A data da cerimónia pública e solene de atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva será anunciada brevemente.
Fonte: IEFP