Lançamento do projeto ESITL
Publicada por CRC do CECOA, em 2021-04-26 (há 1 semana)

Após uma primeira reunião online organizada no início de fevereiro, os parceiros do projeto ESITL -European Skills for International Trade & Logistics iniciaram oficialmente os trabalhos no contexto de uma reunião híbrida organizada em Vic, Espanha, nos dias 8 e 9 de abril de 2021, com parceiros a participar presencialmente e outros online (o CECOA e restantes parceiros portugueses, por razões que todos conhecemos, integraram o 2º grupo!).

O projeto ESITL, cofinanciado pelo programa Erasmus +, visa aumentar a mobilidade europeia de aprendentes de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) nos sectores dos Transportes & Logística e do Comércio Internacional, sendo liderado pela NETINVET, uma rede dedicada à promoção da mobilidade europeia de aprendentes em formação profissional nomeadamente nestes dois setores e que o CECOA integra desde o momento da sua criação.

Para criar uma base comum de entendimento entre todos os parceiros relativamente às qualificações em causa, o primeiro passo vai ser o desenvolvimento de perfis profissionais e repertórios de competências partilhados entre os quatro países parceiros (Portugal, França, Alemanha e Espanha), que depois possam servir o propósito de atualizar os perfis profissionais e os referenciais de competências nos países envolvidos. Dedicar-nos-emos a esta atividade no primeiro ano do projeto!

Numa segunda etapa, os parceiros desenvolverão soluções operacionais para a organização de atividades de mobilidade que facilitem a avaliação e o reconhecimento dos resultados de aprendizagem dos aprendentes em mobilidade.

Portugal, neste projeto, apenas participa nas atividades relativas ao comércio internacional, tendo por objetivo contribuir para a atualização da qualificação de Técnico/a Especialista em Comércio Internacional, qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) que integra o Catálogo Nacional de Qualificações desde 2013.

A parceria nacional é composta pelo CECOA, pela CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e pela ANQEP, I.P. – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, respetivamente nos papéis de entidade formadora para o sector do comércio e que desenvolve a qualificação de Técnico/a Especialista em Comércio Internacional, de organização representativa do setor do comércio e de entidade com funções de regulação no âmbito do sistema nacional de ensino e formação profissionais. A ANQEP, I.P. assume o papel de parceiro associado.

Os trabalhos continuarão remotamente, com a próxima reunião presencial marcada para meados de setembro em Paris. Assim, esperamos!

Para mais informação sobre o projeto:

Consultar o site do projeto: https://www.netinvet.eu/en/page/esitl

Contactar: Cristina Dimas (cristina.dimas@cecoa.pt)