Lançamento Centro de Competências do Envelhecimento Ativo
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2023-05-02 (há 12 meses)

O Instituto de Emprego e Formação Profissional lançou o Centro Protocolar do IEFP de Competências do Envelhecimento Ativo (CCEA), no dia 27 de abril, em Loulé.

 

A cerimónia contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, do Presidente e Vice Presidente do Conselho Diretivo do IEFP.

O CCEA tem como objetivos: promover a formação em prestação de cuidados aos idosos, valorizar os recursos humanos envolvidos na prestação de cuidados aos idosos, no sentido de qualificar e requalificar os trabalhadores, e investir na formação e capacitação para a prestação diferenciada de cuidados com respostas formativas inovadoras dotando os ativos de competências para respostas mais eficazes face às necessidades do envelhecimento ativo na da sociedade portuguesa.

As ações promovidas pelo CCEA são dirigidas aos candidatos a emprego em áreas profissionais que se enquadrem no âmbito de atribuições do Centro, incluindo os que se encontrem em situação de desemprego, através da frequência de formação profissional que potencie o (re)ingresso rápido e de qualidade no mercado de trabalho.

Destinam-se também aos trabalhadores das entidades envolvidas na prestação de cuidados a idosos, aos cuidadores informais de idosos e às entidades que promovam a criação e/ou desenvolvimento de projetos neste âmbito.

O Centro protocolar de Competências do Envelhecimento Ativo é inaugurado na sequência do protocolo assinado entre o Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P. e as instituições académicas dos Centros de Referência de Envelhecimento Ativo com reconhecimento europeu que integram a Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo (RePEnSA), nomeadamente: a Associação de Desenvolvimento do Centro de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD-ABC) e o Instituto da Segurança Social, I. P.

A Câmara Municipal de Loulé cedeu um terreno para a construção do futuro edifício do Centro de Competências do Envelhecimento Ativo.

 

Fonte: IEFP