Jornadas Técnicas de Inovação | 11 e 12 de abril
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2024-03-20 (há 4 meses)

O setor agrícola e a mecanização agrícola, em particular, tem, nos últimos anos, sentido um incremento tecnológico acentuado.  

Este incremento tecnológico prende-se essencialmente com questões de eficiência na utilização de recursos e de eficácia nos resultados, com grande foco no aumento da segurança na utilização de máquinas e equipamentos e na sustentabilidade e preservação ambiental.   

O desenvolvimento tecnológico tem suporte essencialmente em três áreas, eletrónica, digitalização e georreferenciação em tempo real, partilhando conceitos, alguns que ganharam notoriedade com o surgimento da indústria 4.0, como automação, robótica, IA, IoT, Big data, rastreabilidade, telemetria, etc. 

O IEFP tem realizado no Plano de Investimentos (PRR) em curso, entre outros, a aquisição de equipamento para a formação agrícola nos seus Serviços de Formação Profissional. Parte significativa destes investimentos recorrem a tecnologia inovadora abrangendo a três áreas referidas. 

A preparação e formação de técnicos e formadores no domínio destas tecnologias é indispensável para garantir a qualidade das ações de formação desenvolvidas pelos Serviços de Formação Profissional, acompanhar o desenvolvimento tecnológico do setor e garantir a disponibilidade de mão-de-obra capacitada na utilização dos recursos tecnológicos disponíveis e existentes. 

Consciente dos avanços tecnológicos e atento à eficiência e eficácia sustentável o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP), encontra-se a organizar nos próximos dias 11 e 12 de abril, no Serviço de Formação Profissional de Beja, as Jornadas Técnicas de Inovação subordinadas ao tema “Mecanização Agrícola: Agricultura de Precisão-Tecnologias e contributo para a sustentabilidade”.

Aceda ao programa aqui: Descarregar

Fonte: IEFP