Jornadas CoLABOR 2023 “Emprego em Portugal: Diagnósticos, Tendências e Políticas”
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2023-11-27 (há 3 meses)

O emprego em Portugal atravessa um período de recomposições e mudanças, algumas aceleradas, outras graduais, com impactos sociais, económicos e políticos de curto e médio prazo. Tendo como pano de fundo a matriz de desenvolvimento do país e o seu perfil de especialização económica é necessário promover uma análise da qualificação dos trabalhadores, do impacto das tecnologias na organização e prestação do trabalho, e das políticas públicas, nomeadamente as políticas fiscais e o sistema contributivo.

Estes processos ocorrem num contexto de incertezas sociais, económicas e políticas, desde logo na União Europeia a que pertencemos, num quadro de mudanças geopolíticas à escala global, fatores que acrescentam complexidade à análise do mercado de trabalho e ao objetivo de criação de emprego de qualidade.

As Jornadas CoLABOR 2023, que terão lugar na cidade do Porto, no dia 6 de dezembro, no espaço da Fundação Manuel António da Mota, focar-se-ão na análise destas tendências e na reflexão estratégica em torno delas, mobilizando conhecimentos e perspetivas do campo académico, empresarial, sindical e político.

Emprego em Portugal: Diagnósticos, Tendências e Políticas é o título das Jornadas CoLABOR 2023, que contarão com quatro sessões temáticas, descritas no programa do evento, e uma intervenção final da Ministra Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Faça a sua inscrição aqui

Fonte: COLABOR