IEFP reune com COP, CAO e AAOP para o estabelecimento de um protocolo de colaboração
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2025-07-25 (há 6 dias)

IEFP reúne-se com COP, CAO e AAOP para criar soluções conjuntas que apoiem a transição de carreira dos atletas após o percurso desportivo.

 

O Comité Olímpico de Portugal (COP), a Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) e a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) reuniram-se com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para o estabelecimento de um protocolo de colaboração que vise apoiar os atletas nos processos de transição de carreira e preparação do pós-carreira desportivo, algo que é prioritário e central na gestão da atual Comissão Executiva do COP.

Os presidentes do COP, Fernando Gomes, da CAO, Emanuel Silva, e da AAOP, Sandra Sarmento, abordaram com o presidente do IEFP, Domingos Lopes, e a vogal do Conselho Diretivo, Ana Elisa, a necessidade de desenvolver iniciativas no sentido de apoiar os atletas para a vida profissional, após a carreira desportiva. Foi ainda discutida a criação de programas de formação sobre planeamento de carreira e do estabelecimento de parcerias com entidades, empresas e instituições de ensino que ofereçam oportunidades de emprego e formação aos atletas.

Emanuel Silva sublinha que a CAO “está empenhada na criação de condições que promovam a valorização dos atletas além do campo competitivo, garantindo-lhes ferramentas para um futuro profissional sustentável”, assinalando também, “com enorme satisfação, a inteira disponibilidade e abertura do IEFP para colaborar no sentido de apoiar os atletas na sua qualificação, transição de carreira e integração no mercado de trabalho”.

A presidente da AAOP, Sandra Sarmento, refere que “faz todo o sentido o trabalho de construção e dinamização em função do atleta olímpico”, desenvolvido conjuntamente por COP, CAO e AAOP. “Precisamos usar todas as ferramentas que estejam ao nosso alcance, seja no início de carreira, durante a carreira ou no pós-carreira, para fazer passar a mensagem junto dos atletas olímpicos da importância do tema da formação profissional, no qual o IEFP pode dar um contributo essencial.”

Fonte: IEFP