IEFP, I.P. e CECOA
Publicada por Luís Bento, em 2016-03-03 (há 5 anos)

Uma parceria de 30 anos e de continuidade para o futuro.

O CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, foi criado em 1986, através de um protocolo entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.), em representação do Estado, e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), parceiro social representativo do comércio e dos serviços.

O Centro, com sede em Lisboa, abrange as regiões de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve, conta ainda com duas delegações, no Porto e em Coimbra.

O CECOA destaca-se como uma organização de referência, inovadora e competitiva, para os setores do comércio e dos serviços, contribuindo para o desenvolvimento destes a nível nacional. Participa ativamente na qualificação dos recursos humanos das empresas enquadradas nos referidos setores, através da formação inicial de jovens e da qualificação de adultos, com vista à sua integração no mercado de trabalho, bem como na formação à medida das empresas e na prestação de serviços de formação.

Paralelamente, o investimento no estabelecimento de parcerias com outros organismos e instituições públicas e privadas, tem sido uma constante ao longo destes 30 anos, nomeadamente, com universidades, institutos politécnicos e outras organizações congéneres, que têm contribuído decisivamente para o desenvolvimento técnico, tecnológico e pedagógico que hoje caracterizam e destacam a sua atividade.

Nestes 30 anos o CECOA ministrou mais de 7.300 ações de formação, envolvendo cerca de 102.000 formandos, com um volume de formação que ultrapassou as 13.200.000 horas, formação que assume um caráter muito prático e de longa duração, com estágios em empresas, e registando razoáveis taxas de empregabilidade, face ao contexto atual. Assegura, assim, uma resposta ajustada às necessidades concretas das empresas, traduzida numa formação de excelência e na qualidade dos profissionais colocados.

A parceria entre o IEFP, I.P. e a CCPrevelou-se um modelo de sucesso, pela convergência de esforços entre o setor público e privado, tendo em vista garantir respostas adequadas às necessidades de formação requeridas pelas entidades privadas, e pela colaboração com o Estado Português, no seu esforço de qualificação e formação de profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, global e exigente.

O reconhecimento da eficácia e da qualidade do trabalho desenvolvido ao longo deste período revela a importância que o CECOA tem assumido, como instrumento ao serviço do desenvolvimento do país e da competitividade, num contributo notável para a valorização do capital humano do setor a que se dirige.

Os desafios do futuro em setores em crescimento, designadamente o dos serviços, que se caracteriza por grande heterogeneidade, englobando atividades muito distintas entre si, perspetivam uma continuidade da atividade deste Centro, assente em objetivos estratégicos de internacionalização e competitividade, em que a qualificação dos recursos humanos assume uma importância primordial.

O IEFP, I.P. pretende, assim, continuar a promover e aprofundar as relações de cooperação que, à semelhança do que se verifica com o CECOA, contribuam para a efetiva formação de ativos, empregados e desempregados, numa relação de grande proximidade com as empresas, favorecendo o emprego qualificado e a obtenção de elevados níveis de produtividade, inovação e qualidade, contribuindo, desta forma, para a competitividade das empresas e, consequente para o sucesso de Portugal na economia global.

Áreas Temáticas
Formação profissional