IEFP certifica mais 4 produções artesanais tradicionais
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2024-03-18 (há 2 meses)

Foram aprovados mais 4 produtos artesanais tradicionais que passam a integrar o Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.

A Cantarinha dos Namorados de Guimarães, a Loiça Preta de Molelos, o Junco de Forjães e a Camisola Poveira foram as últimas produções artesanais tradicionais certificadas pelo IEFP.

Este reconhecimento realça a importância do artesanato na afirmação da identidade nacional, na sua pluralidade cultural, na criação de fatores competitivos assentes nessa diferença, na promoção do desenvolvimento local e da fileira turística, na valorização de profissões com conteúdo criativo e na promoção do emprego qualificado, inclusive, junto das gerações mais jovens.

O IEFP é a entidade responsável pela organização e gestão do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais (SNQCPAT), este órgão é ainda presidindo pela Comissão Consultiva de Certificação de Produções Artesanais (CCCPAT) que integra um conjunto de 11 entidades e organismos com relevante intervenção neste setor.

O SNQCPAT constitui-se como um instrumento chave na consolidação e incremento do setor do artesanato português, e tem por finalidade promover e garantir a autenticidade, genuinidade e qualidade das produções artesanais tradicionais.

As produções tradicionais artesanais que integram este sistema são produções com referente geográfico, associadas à origem histórica das respetivas produções ou ao centro difusor mais relevante, com reconhecida importância cultural e patrimonial, carga simbólica e capacidade de significação que lhe conferem uma identidade própria e tradição da atividade em causa no território que lhe está associado.

Os pedidos de certificação são analisados pela CCCPAT, órgão com competências na emissão de parecer vinculativo relativamente aos pedidos de registo de produções artesanais tradicionais, no quadro do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.

• Camisola Poveira Póvoa de Varzim

• Cantarinha dos Namorados de Guimarães

• Junco de Forjães

• Louça Preta de Molelos

Fonte: IEFP