GREEN SKILLS & JOBS: o apoio que faz avançar
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2023-06-09 (há 11 meses)

O Programa GREEN SKILLS & JOBS visa a requalificação de trabalhadores, cujas entidades empregadoras foram direta ou indiretamente afetadas pelo aumento dos custos de energia.

 

O Programa “Trabalhos & Competências Verdes | Green Skills & Jobs” é um programa que visa a formação profissional e a requalificação de trabalhadores, cujas entidades empregadoras foram direta ou indiretamente afetadas pelo aumento dos custos de energia, mas também a capacitação de desempregados, tendo em vista a prevenção do risco de desemprego, a promoção da manutenção dos postos de trabalho para uns e o estímulo à criação de novo emprego para outros, no âmbito da aceleração da transição e eficiência energética.

Se a sua empresa está a ser afetada pelo aumento dos custos da energia?

Se precisa de capacitar trabalhadores para responder às necessidades da aceleração da transição e eficiência energética?

O programa “trabalhos & competências verdes / green skills & jobs” é para si!

Quem são os destinatários?

• Trabalhadores das empresas e de outras entidades empregadoras, direta ou indiretamente afetadas pelo aumento dos custos de energia

• Desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos, inscritos no IEFP

Quem se pode candidatar?

• Centros de gestão direta e centros de gestão participada da rede de Centros do IEFP

• Entidades formadoras certificadas pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), nomeadamente parceiros sociais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social ou organizações setoriais ou regionais suas associadas

• Empresas e outras entidades empregadoras, diretamente ou através das respetivas associações representativas

Como efetuar uma candidatura?

O processo de candidatura é efetuado pelas entidades através do envio, exclusivamente por correio eletrónico, dos formulários e anexos respetivos previstos no Regulamento Específico do Programa, para a Delegação Regional da área de intervenção.

As candidaturas a projetos de formação deverão integrar-se na área da energia, tendo em vista a transição energética, designadamente: Eficiência energética; Energia renovável; Eficiência hídrica; Mobilidade sustentável e Economia Circular.

(*Regulado pelo Despacho nº 1396-A/2023 regula o modelo de financiamento criado pela Portaria nº 21/2023)

Para mais informação, contacte o Centro/Serviço de Emprego mais próximo ou consulte o Programa “Trabalhos & Competências verdes / Green Skills & Jobs”

 

Fonte: IEFP