Garantia Jovem lança nova plataforma digital
Publicada por Luís Bento, em 2024-02-15 (há 3 meses)

A nova plataforma pretende tornar a interação com os jovens mais ágil e mais simples. Apostar na qualificação e inserção dos jovens no mercado de trabalho é um dos objetivos da Garantia Jovem.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) organizou hoje, 15 de fevereiro, o evento «Garantia Jovem: o futuro é agora», onde foi apresentada a nova plataforma digital do projeto, a qual visa maior proximidade na comunicação com os jovens.

Na sessão, que decorreu no espaço LACS Conde d’Óbidos, em Lisboa, foram apresentados os objetivos futuros e houve ainda espaço para ouvir o testemunho de jovens que mudaram a sua vida através da Garantia Jovem e do IEFP.

A Garantia Jovem é uma resposta europeia ao desemprego jovem, promovendo a empregabilidade dos jovens até aos 30 anos e encaminhando-os para ofertas de ensino, formação, estágio ou emprego.

 

Destacam-se alguns indicadores:

A taxa de jovens em situação NEET, em Portugal, tem vindo a registar uma trajetória de diminuição, encontrando-se abaixo da média EU;

O valor atual situa-se já abaixo da meta estabelecida pela EU para 2030;

Na última avaliação realizada pela Comissão Europeia (em 2023), a Garantia Jovem em Portugal apresenta um desempenho positivo nos tempos de resposta e na taxa de cobertura dos jovens em situação NEET.

Consulte aqui a plataforma Garantia Jovem.

 

Fonte: IEFP