Bem-estar no Trabalho: o Papel da Formação Profissional
Publicada por Isabel Marçano, em 2017-01-30 (há 4 anos)

O Modelo PERMA

Nos últimos anos uma das palavras mais usadas pelos adultos na vida ativa é “stress”, em particular em relação ao trabalho, devido às exigências do mesmo – pressão para atingir objetivos, ambiente e condições de trabalho. Por outro lado, é cada vez mais evidente o reconhecimento, por parte da psicologia e das instituições públicas e privadas que promovem a saúde física e mental, de que o bem-estar físico e psicológico não é apenas a ausência de doenças (físicas ou mentais), mas também o sentimento de felicidade e florescimento.

Ora esta ideia amplamente estudada e investigada nos últimos anos, de maneira a poder ajudar empresários, gestores e colaboradores a promover e integrar o bem-estar psicológico no local de trabalho, também nos traz um outro dado: o de que colaboradores e líderes com maior bem-estar/mais felizes, têm melhores níveis de desempenho e maior produtividade!

O Modelo PERMA de Bem-Estar Psicológico

Então de que falamos quando falamos de bem-estar psicológico?

De acordo com este modelo existem 5 componentes do bem-estar: 1)emoções positivas ou o lado agradável da vida; 2) o envolvimento naquilo que fazemos; 3) o significado – pertencer e servir a algo que acreditamos ser maior do que nós próprios; 4) relações positivas com os outros e 5) realização ou sucesso pessoal.

Este modelo permite-nos compreender as componentes do nosso bem-estar psicológico em qualquer contexto, nomeadamente no trabalho, medi-lo, e se for o caso, adotar ao nível da gestão e da formação as medidas necessárias.

Promover e Aumentar o Bem-Estar Profissional através da Formação

Adquirir novas competências, além de nos ser útil no desempenho diário, também contribui positivamente para o nosso bem-estar – aumenta a auto-confiança e auto-estima, dá-nos um propósito e uma ligação maior aos outros.

As pessoas que fazem formação profissional com alguma frequência reportam que se sentem melhor consigo próprias, lidam melhor com o stress, têm mais esperança e sentem que a sua vida tem mais significado.

Nos Encontros “Formação, Bem-Estar e Produtividade nas Organizações – 30 anos de Contribuição do CECOA” que irão decorrer nos dias 9/2 em Coimbra, 16/2 no Porto e 23/2 em Lisboa, iremos aprofundar este tema, contando com o contributo e a visão dos vários intervenientes no processo – gestores e profissionais.

Áreas Temáticas:
Formação profissional