Na sequência dos resultados obtidos no Campeonato Nacional, foram 26 os/as jovens que, em abril, deram início ao plano de treino com vista a uma eventual continuidade para a etapa europeia.
Decorrida a 1.ª semana de estágio e realizadas as provas de seleção final nas 4 profissões em que existiam dois concorrentes com pontuação acima do mínimo exigido, foi possível fechar o elenco da seleção nacional das profissões para o ciclo 2023/2024:
- Na profissão de Desenho Gráfico, estavam em competição Joana Sebastião, do CENJOR e Mário Ferreira, do IEFP de Águeda. Mário obteve uma pontuação superior e garantiu o seu lugar na equipa.
- Em Marcenaria, dos dois jovens do CFPIMM, Nicolas Silva e Diogo Silva, é Nicolas que segue em frente.
- Em Receção Hoteleira, profissão disputada por Kimberley Bach da Dual de Portimão e Tiago Costa, do IEFP de Lisboa, foi o Tiago que obteve a pontuação mais alta e que se mantém na equipa.
- Na profissão de Refrigeração e Ar condicionado, competiam por um lugar na seleção Ricardo Silva, do IEFP de Coimbra e Tomás Miranda, do CENFIM do Porto. Ricardo obteve a pontuação mais alta e assegura a sua manutenção na equipa.
Esta seleção final teve em conta a avaliação das diversas competências necessárias a um concorrente internacional, de natureza técnica, comportamental e motivacional.
Portugal vai assim participar no EuroSkills 2023 com 19 concorrentes em 16 profissões (3 delas em equipa de 2 pessoas). Consultar a lista aqui:
A estes 19 jovens, juntam-se 22 jurados, um para cada uma das profissões acima listadas e 6 que participam sem concorrente nas profissões de Cozinha, Digital Construction, Instalações Elétricas, Padaria, Robot Systems Integration e Web Development.
Fonte: Worldskillsportugal