Emprego e Formação
Publicada por Isabel Marçano, em 2017-01-30 (há 4 anos)

CECOA contribui para uma estratégia de governação de base local

Desde Janeiro de 2017, o CECOA integra o grupo de trabalho EMPREGO E FORMAÇÃO da Comissão Social de Freguesia da Junta de Freguesia da Misericórdia.

O CECOA assumindo-se como um agente ativo numa lógica de governança integrada, procura cooperar com esta rede para melhorar as condições de vida das pessoas, encontrar soluções para os seus problemas e necessidades, em particular no que concerne a lacunas de qualificação face ao emprego.

Esta parceria desenvolveu uma candidatura ao Programa Municipal para a Economia Social e Promoção da Empregabilidade em Lisboa, em Dezembro de 2016. A candidatura foi aceite, o que permite o reforço do trabalho em rede nesta zona da cidade de Lisboa.

É nosso objetivo enquanto Centro de Formação Profissional vocacionado para o Comércio e Serviços contribuir para:

  1. aumentar a eficácia na capacitação das pessoas que se encontram em situação de desemprego, ajudando a desenvolver e/ou agilizar os processos necessários à sua (re) integração do mercado de trabalho;
  2. facilitar o conhecimento e o relacionamento entre as várias entidades, criar novas sinergias e proporcionar, em tempo real, a partilha entre a oferta e a procura e o ajustamento destas duas vertentes;
  3. conhecer as necessidades das empresas e diagnosticar as necessidades da população em situação de desemprego, desta forma, desenhar uma intervenção ajustada e eficaz em ambos os eixos;
  4. em particular, para os jovens deste território e para as entidades que trabalham com esta população, dar a conhecer os resultados do projeto Neets at Risk dirigido a jovens que não estudam nem trabalham.

Do nosso ponto de vista, quando os diversos atores desta rede trabalham interligados por uma realidade local, serão chamados a interagir e a cooperar, com maior eficácia nas respostas encontradas para as necessidades diagnosticadas.

Áreas Temáticas:
Formação profissional; Inserção profissional