No âmbito do Acordo de Cooperação entre Portugal e Moçambique para a reconversão do Centro de Formação Profissional para a Metalomecânica, realizou-se, entre os dias 2 e 5 e de dezembro uma missão dos parceiros do acordo a Maputo, Moçambique.
A delegação foi constituída por Domingos Lopes, Presidente do Conselho Diretivo, por Ana Catarina Sousa, Chefe de Gabinete, em representação de sua Excelência o Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Pedro Correia Santos e Armando Carvalho do Núcleo de Cooperação e Relações Externas do IEFP e pelos representantes dos outros outorgante portugueses ANEME e UGT, bem com os Centros de Formação que apoiam tecnicamente o acordo, CENFIM e CEFOSAP.
A agenda da visita teve como principais objetivos a participação na 50.ª reunião da Comissão de Acompanhamento e a participação na Cerimónia de Comemoração do 25.º Aniversário da assinatura do Acordo de Cooperação entre o Estado Português e o Estado Moçambicano.
Foi ainda promovido um encontro de trabalho com a Adida da Cooperação da Embaixada de Portugal em Moçambique, Helena Guerreiro, e com a coordenadora do projeto + Emprego 2.0, Cristina Paulo.
A Delegação participou igualmente no Seminário “A inteligência artificial no futuro da formação profissional”, promovido pela ANEME, que contou com uma intervenção do Presidente do IEFP, Dr. Domingos Lopes.
A convite da ANEME, realizou-se uma visita à Empresa do grupo MECWIDE, a MECWIDE Moçambique que desenvolve a sua atividade na indústria metalomecânica.

Fonte: IEFP