Conferências ”A ciência e a cultura científica no futuro da Europa”
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2021-07-20 (há 3 meses)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) está a promover uma série de conferências sob o título “A ciência e a cultura científica no futuro da Europa”, a realizar em Centros Ciência Viva do Porto, Coimbra, Bragança, Faro e Lisboa entre julho e novembro de 2021. A primeira tem lugar já no próximo dia 22 de julho, às 18h00, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva (Rua do Campo Alegre, 1191 | Porto).

Esta série de conferências inclui a apresentação e discussão das principais conclusões e dos manifestos aprovados durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia na área da ciência, inovação e ensino superior, como disponível aqui. Têm ainda por objetivo estimular contributos nestas áreas para a Conferência sobre o futuro da Europa, em curso nos próximos meses, como em https://futureu.europa.eu/?locale=pt.

As conferências são organizadas na forma de diálogos entre jovens, nascidos depois da integração de Portugal na União Europeia, com os que contribuíram para construir a Europa de hoje. Na 1ª conferência desta série, no próximo dia 22 de julho, no Porto, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, atribuirá a Medalha de Mérito Científico a Artur Santos Silva, a Luís Portela e a Manuel Sobrinho Simões.

As conferências são orientadas para estimular novas ideias numa perspetiva multidisciplinar e multicultural, retomado o movimento humanista europeu, iniciado há cerca de 500 anos com Thomas More e liderado, entre outros, por Erasmus de Roterdão, Francisco de Holanda e Damião de Góis. Retomando o mote utópico, “e se…?” (“What if…?”), a discussão será centrada nas seguintes questões:

E se os cidadãos europeus se mobilizarem para colocar o conhecimento e a aprendizagem no centro das suas aspirações?

E se impulsionarem políticas para uma efetiva transição digital e verde que conduza ao futuro da Europa com mais ciência e cultura?

E se nos mobilizarmos para garantir que a ciência e cultura científica estão no centro do debate?

VEJA EM DIRETO NO YOUTUBE

Dia 22-07-2021 | 18:00 – 19:30

Pode consultar o programa detalhado e fazer a sua inscrição em: https://www.cienciaviva.pt/europaemdialogo/

Mais informações aqui https://sigarra.up.pt/feup/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=120051

Fonte: Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto