Competências Europeias para Comércio Internacional e Logística
Publicada por CRC do CECOA, em 2023-05-16 (há 5 meses)

A reunião final do projeto ESITL realizou-se nos dias 10 e 11 de maio de 2023 no CECOA, Lisboa, *Portugal.

ESITL é um projeto liderado pela Rede e Associação NETINVET que tem como objetivo facilitar a avaliação e o reconhecimento dos resultados de aprendizagem que os formandos do ensino e formação profissionais alcançam durante os seus períodos de mobilidade noutros países da União Europeia, em dois setores específicos (comércio internacional e transportes & logística).

Durante a reunião do projeto, a parceria multistakeholder (de 4 países europeus) reuniu-se para finalizar os resultados do projeto e submetê-los à avaliação de um Comité Científico composto por entidades com funções de regulação no âmbito do sistema nacional de qualificação e de ensino e formação profissionais.

Em cada país da parceria (Alemanha, Espanha, França e Portugal), uma tríade de partes interessadas trabalhou em conjunto, representando operadores de formação (4), organizações representativas setoriais (4) e entidades com funções de regulação no âmbito do sistema nacional de qualificação e de ensino e formação profissionais (4) como parceiros associados.

O Projeto ESITL trata de encontrar uma melhor estratégia para a validação dos resultados de aprendizagem alcançados durante um período de mobilidade no estrangeiro. É um projeto de parceria estratégica no âmbito do programa #Erasmus+.

Durante estes 2 dias as discussões em sessão plenária centraram-se em ferramentas de apoio a uma mobilidade qualitativa. Todos os parceiros estiveram envolvidos em dar os últimos contributos e sugestões de melhoria.

Nos meses de maio e junho serão organizados eventos em cada país para dar visibilidade e divulgar os resultados do projeto junto de stakeholders externos, contribuindo para lhes dar um “novo começo”… em outro lugar!

RESERVE NA SUA AGENDA: 29 de junho de 2023 (manhã), Auditório do CECOA, Lisboa, Portugal.

* Um especial agradecimento às nossas estagiárias em mobilidade Sophie Peters e Lizzy ten Cate, alunas da Escola holandesa AVENTUS, tal como o CECOA membro da Rede NETINVET, que colaboraram na organização da reunião e redigiram esta notícia.

Mais Info: Cristina Dimas