Começaram as provas de pré-seleção para o SkillsPortugal Portimão 2023
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2022-09-28 (há 3 meses)

Entre 19 e 30 de setembro, cerca de 100 entidades formadoras selecionam os seus melhores representantes para o Campeonato Nacional das Profissões, que se realiza de 7 a 12 de março de 2023.

Esta fase tem como objetivos principais:

  • disseminar os valores e a visão da WorldSkills Portugal, alargando a participação nos Campeonatos das Profissões a mais entidades, permitindo uma participação que envolva um maior número de jovens, formandos, formadores e profissionais;
  • permitir aos concorrentes testar o seu nível de competência e preparação para o exercício da profissão;
  • garantir que os participantes nos Campeonatos Regionais das Profissões (etapa seguinte), possuem o nível adequado de competências e que estão em condições de completar as provas nas profissões a que concorrem;
  • identificar e selecionar os candidatos mais habilitados à participação nos campeonatos regionais e nacional, em função do número de participantes possíveis, para os espaços e os equipamentos disponíveis.

A avaliação dos concorrentes é realizada por um ou mais formadores, com experiência na profissão em causa, e que passaram previamente por uma formação especifica, com exemplos de como avaliar e com todas as orientações fundamentais à condução das provas.

Em cada região serão apurados os concorrentes que vão participar na fase regional, de acordo com as classificações obtidas, sendo que, nesta fase de pré-seleção, todas as entidades inscritas têm a garantia de que o seu melhor concorrente é selecionado para a fase seguinte.

Os Campeonatos Regionais realizam-se de 13 a 15 de dezembro de 2022, correspondendo à última etapa antes do Campeonato Nacional.

 

COMEÇARAM AS PROVAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA O SKILLSPORTUGAL PORTIMÃO 2023

 

Fonte: https://worldskillsportugal.iefp.pt/