CECOA presente no 7º Forum NETINVET “Extended Mobility Perspectives?”
Publicada por Isabel Marçano, em 2017-05-03 (há 4 anos)

7º Forum NETINVET

O 7º Fórum da Rede Europeia NETINVET, sob o lema “Extended Mobility Perspectives” reuniu, nos dias 30 e 31 de março, na cidade polaca de Poznan, mais de uma centena de representantes de 59 escolas/centros de formação das áreas do Comércio Internacional e dos Transportes/Logística de 10 países diferentes: Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Itália, Polónia, Irlanda do Norte e Lituânia.

A NETINVET é uma rede e associação que visa promover mobilidade europeia de aprendentes em formação profissional de nível 5 do Quadro Nacional e Europeu de Qualificações (a partir deste ano também de nível 4) nas áreas do Comércio Internacional e dos Transportes/Logística (http://netinvet.mentalworks.pro/en/) da qual o CECOA faz parte desde a sua criação.

Reúne atualmente 75 membros de 10 países europeus, fazendo desta associação, claramente, a maior rede europeia de operadores de formação com interesse, trabalho e investimento na mobilidade de aprendentes em formação.

Portugal está representado nesta Rede, pelo CECOA para a área do Comércio Internacional e pelo IPTRANS e pelo Instituto Politécnico da Guarda para a área dos Transportes/Logística.

Durante os 2 dias de trabalho, foram muitas, diversificadas e intensas as sessões de trabalho:

Sobre a Polónia, para muitos dos presentes a primeira visita, foi feita uma interessante e interativa apresentação sobre a história, a cultura e o sistema de educação e formação profissional polacos, pondo à prova o conhecimento dos demais sobre este novo país membro, com resultados surpreendentes!

Workshops, marketplaces e um jantar de networking foram algumas das estratégias utilizadas para aumentar o conhecimento e confiança mútuos entre membros e alargar as oportunidades de parcerias para a mobilidade. Para o CECOA, estes foram momentos importantes para a identificação e angariação de entidades de acolhimento para os 35 projetos de mobilidade que tem previsto realizar até maio de 2018 no âmbito do projeto Erasmus + Mobilidade “INTRADE – International Trade Mobility for You”, projeto que envolve formandos do CECOA do Curso de Especialização Tecnológica em Comércio Internacional;

Uma cerimónia de boas vindas aos novos membros (11 em 2016 e 11 entre janeiro e março de 2017) foi organizada, reforçando o sentido de identidade e pertença à Rede;

Num exercício de enorme capacidade de síntese, 7 países em pouco mais de 60 minutos, tiveram a oportunidade de apresentar o seu sistema de educação e formação profissionais, posicionar e apresentar as qualificações que no seu país/região integram a Rede NETINVET bem como comentar o estado do seu país/região em matéria de reconhecimento de resultados de aprendizagem adquiridos no estrangeiro tendo por referência os resultados disponíveis no “Mobility Scorecard” ferramenta criada pelo CEDEFOP para monitorizar os desenvolvimentos nas políticas dos Estados-Membros em matéria de mobilidade de jovens em formação inicial. Á representante do CECOA nesta Rede, Cristina Dimas, Coordenadora da Unidade Inovação e Negócios coube a tarefa de “dar voz” a Portugal, neste exercício;

O português Miguel Santos, em representação da Comissão Europeia acompanhou os 2 dias de trabalho e teve a oportunidade de partilhar com a audiência os resultados da “Vocational Skills Week 2016” (anunciando já as datas da edição de 2017: 20 a 24 de novembro) bem como apresentar a nova iniciativa da Comissão Europeia “Erasmus Pro”, uma nova tipologia de ação de mobilidade a integrar no programa Erasmus + ação chave 1 visando aumentar o número de mobilidades de formação em contexto de trabalho de longa duração (6 a 12 meses). Miguel Santos revelou que é intenção da Comissão Europeia que esta nova tipologia de ação já integre o próximo convite à apresentação de candidaturas Erasmus + a sair em outubro de 2017.

Tratando-se a NETINVET de uma associação de direito próprio, houve, naturalmente, um espaço para a realização da sua Assembleia Geral para a apresentação das contas, atividades e resultados de 2016, para a nomeação dos órgãos socias e para a apresentação do plano de atividades para 2017, apontando entusiasmantes perspetivas e caminhos de desenvolvimento para a Rede.

O evento culminou numa, a distância (comunicação via skype), mas muito emocionante cerimónia de atribuição do “Prémio Mobilidade NETINVET” 2016, prémio atribuído ao vídeo apresentado a concurso por uma estudante de Barcelona que, neste, relatou, de forma original, honesta e apaixonada, a sua experiência de mobilidade numa escola em França. Valeu-lhe um prémio. Vale a pena ver! Dê uma espreitadela, a viagem demora apenas 2 minutos!

Áreas Temáticas:
Formação profissional