Campeonato Nacional das Profissões I Lançamento oficial do SkillsPortimão 2023
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2022-07-27 (há 5 meses)

No passado 25 de julho, Portimão foi palco de uma sessão pública que teve como objetivo entregar os diplomas aos vencedores da 2.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões Digitais e apresentar a 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, Portimão 2023.

Sob iniciativa do IEFP/WorldSkills Portugal, o Auditório do Museu Municipal de Portimão acolheu esta sessão, que contou com a presença dos vencedores do SkillsPortugal Digital, com representantes das autarquias e entidades públicas regionais, assim como com os principais atores na área das políticas de educação/formação/emprego.

A sessão de boas-vindas e abertura contou com a presença de Madalena Feu, Delegada Regional do Algarve, Maria Adelaide Franco, Presidente do Conselho Diretivo do IEFP e Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão.

Encerrou a sessão, o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, que destacou a importância da qualificação profissional e a existência de mão de obra qualificada para a economia do país, louvando iniciativas como os campeonatos de profissões.

Nesta sessão foi, ainda, dada a palavra a 3 jovens medalhados:

  • O 3.º classificado no SkillsPortugal Digital 2022, na profissão de CAD Construção Civil / BIM, José Santos, do Instituto Superior de Engenharia – Universidade do Algarve
  • A atual campeã de Estética, Seomara Cabrita, do Serviço de Emprego e Formação Profissional de Portimão, que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo das Profissões (WorldSkills 2022 Special Edition), no próximo mês de outubro, na Finlândia
  • O campeão de Robótica Móvel do ciclo anterior dos campeonatos e do SkillsPortugal Digital 2021 e 2022, Pedro Pereira, do CINEL

Os campeonatos das profissões realizam-se de 2 em 2 anos, de forma rotativa entre as várias regiões do País.

Em 2023, é a região do Algarve, em Portimão, que vai acolher o evento. O 45.º Campeonato Nacional das Profissões, SkillsPortugal – Portimão 2023, decorre de 7 a 12 de março de 2023 na Arena de Portimão, sob o tema: “As Profissões e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, com cerca de 400 jovens altamente qualificados que vão competir entre si, em 56 profissões.

O SkillsPortugal – Portimão 2023, tem como principal objetivo sensibilizar jovens, famílias, empresas e outras entidades empregadoras, e cidadãos em geral para a importância da qualificação profissional de excelência como altamente promotora da empregabilidade e como força motora de produtividade e do crescimento económico.

Os jovens medalhados nesta etapa nacional, poderão vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2023, em Gdansk, na Polónia e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024.

 

Fonte: IEFP