O Barómetro do Mercado de Trabalho Europeu ultrapassou, em novembro, a marca neutra de 100 pontos pela primeira vez desde meados de 2023. O indicador, elaborado pela Rede Europeia de Serviços Públicos de Emprego e pelo Instituto Alemão de Investigação sobre o Trabalho (IAB), registou uma subida de 0,3 pontos face ao mês anterior, atingindo 100,1 pontos.
Desde o início do ano, o barómetro tem mostrado uma tendência de recuperação. Ambos os componentes registaram aumentos em novembro: o componente do desemprego subiu 0,3 pontos, para 99,8 pontos, enquanto o componente do emprego subiu 0,3 pontos, para 100,4 pontos. Apesar da melhoria, o componente do desemprego mantém-se ligeiramente pessimista, e o componente do emprego apenas se tem mantido ligeiramente acima de 100 nos últimos 1,5 anos.
“O Barómetro do Mercado de Trabalho Europeu deixou a zona de baixa pressão. No entanto, isso não significa ainda que as perspetivas sejam totalmente favoráveis”, explica Enzo Weber, diretor de previsões do IAB.
Consulte o Barómetro aqui!

Fonte: IEFP