Assinado Acordo de Cooperação e Qualificação VALORIZAR SOCIAL
Publicada por Luís Bento, em 2022-01-14 (há 1 semana)

Foi assinado, no dia 13 de janeiro, em Coimbra, entre o IEFP, a ANQEP e os parceiros do setor social e solidário um Acordo de Cooperação e Qualificação dirigido ao setor social.

Assinado pelos Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Associação Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Confederação Cooperativa Portuguesa (CONFECOOP), Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas, o Acordo tem como destinatários os corpos sociais das instituições, dirigentes e trabalhadores, bem como desempregados, com o objetivo de qualificar pessoas que possam vir a trabalhar neste setor.

O Acordo é composto por duas iniciativas: o Programa de Formação Profissional “VALORIZAR SOCIAL” e a Parceria “QUALIFICA SOCIAL”, no âmbito do Programa Qualifica.

A primeira assenta na realização de um conjunto de ações de formação, na área social, que respondam a necessidades transversais das entidades associadas.

Na segunda os Centros Qualifica são responsáveis pelo desenvolvimento de processos de diagnóstico de competências, com consequente encaminhamento para processos de reconhecimento validação e certificação de competências (RVCC) ou para formação profissional.

 

Fonte: IEFP