APRENDIZAGEM – JOVENS E EMPREGABILIDADE
Publicada por Luís Bento, em 2016-03-30 (há 4 anos)

Visita de equipa da OIT ao CECOA.

No dia 16 de março acolhemos no CECOA uma equipa da OIT – Organização Internacional do Trabalho, no âmbito de uma consulta nacional a diversas partes interessadas e organizações que intervêm ao nível do Sistema de Aprendizagem. Michael Axmann e Marta Markhoul da Sede da OIT (Genebra), respetivamente, especialista e técnica no desenho curricular e desenvolvimento de competências de empregabilidade, acompanhados por Albertina Jordão, focal point para o emprego jovem da OIT – Lisboa, vieram conhecer como funciona o Sistema Aprendizagem, numa perspetiva de jovens e empresas, em Portugal.

A nossa experiência como operadores de formação permitiu dar a conhecer os desafios e oportunidades, vividos em conjunto com o tecido empresarial nacional, no incentivo à “aproximação” e integração de capital humano jovem.

Tivemos ainda oportunidade de apresentar o trabalho do CECOA a nível nacional e internacional, nomeadamente as redes e projetos que integramos, entre os quais o Projeto NEETS at Risk dirigido a jovens formandos/estudantes dos 15 aos 24 anos que ainda se encontram no sistema educativo e de formação profissional, mas em risco de se tornarem NEETs.

No link abaixo terá acesso a uma intervenção do diretor-geral da OIT sobre a importância da aprendizagem enquanto modelo de referência para a qualificação de jovens como forma de alcançarem empregos dignos.

http://www.ilo.org/global/about-the-ilo/newsroom/news/WCMS_307451/lang–en/index.htm?shared_from=media-mail

Áreas Temáticas
Educação e Formação Profissional; Aprendizagem