ALL-ECOM
Publicada por Luís Bento, em 2016-07-22 (há 4 anos)

DESENHO DE QUALIFICAÇÕES EM RESULTADOS DE APRENDIZAGEM PARA O SECTOR DO COMÉRCIO

A definição de uma metodologia comum para o fazer foi um dos objetivos da Mobilidade de Aprendizagem na qual o CECOA participou em Barcelona.

O CECOA, bem como a CCP e a ANQEP, I.P., na qualidade de parceiros portugueses do projeto ALL-ECOM participaram com elementos das suas equipas técnicas numa mobilidade de aprendizagem que decorreu em Barcelona de 27 a 30 de junho e que foi organizada pelo Servei d’Ocupació de Catalunya (Serviço de Emprego da Catalunha) em articulação com a FETICO, a Federação Espanhola dos Trabalhadores Independentes do Comércio.

Esta iniciativa integra a estratégia do projeto para alcançar o desenvolvimento de uma metodologia comum para o desenho de qualificações em resultados de aprendizagem, bem como para o reconhecimento de competências no setor do comércio, um ambicioso objetivo deste projeto europeu.

Assim, durante 4 dias os 15 participantes das 9 entidades parceiras do projeto tiveram a oportunidade de apresentar os sistemas de educação e formação profissional de Portugal, da Espanha e da Áustria e de partilhar as metodologias, implementadas ou em curso de implementação, em cada um dos países em matéria de desenho de qualificações e de reconhecimento de competências. Foi, ainda, a oportunidade para se conhecerem as qualificações existentes em cada país para o sector do comércio, tendo por objetivo perceber até que ponto competências na área do comércio eletrónico estão presentes nas qualificações disponíveis para o sector e para os seus recursos humanos.

Fruto do intenso trabalho de partilha e cooperação levado a cabo, foi possível acordar numa estrutura base para uma metodologia comum para o desenho de qualificações em resultados de aprendizagem, utilizando como principal referência o trabalho já desenvolvido nesta matéria pela ANQEP, I.P. Efetivamente, a realidade e práticas apresentadas por cada país, permite concluir que Portugal e Espanha têm, neste momento, a dianteira nos seus trabalhos nacionais conducentes ao desenho de qualificações em resultados de aprendizagem, que utilizam metodologias similares e que a Áustria tem, nesta matéria, a aprender com estes 2 países. Recorde-se que o desenho de qualificações em resultados de aprendizagem é um dos instrumentos recomendados pela União Europeia no sentido de melhorar a legibilidade e a comparabilidade das qualificações a nível europeu.

Se quiser saber mais sobre o valor acrescentado desta atividade de aprendizagem, leia os testemunhos de alguns dos participantes no site do projeto /secção Newsletter. (clique aqui)

Áreas Temáticas
Aprendizagem; Comércio