Algarve assinala “50 Anos de Políticas de Emprego e Formação Profissional” com seminário regional
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2024-02-26 (há 2 meses)
O Seminário Regional do Algarve “50 Anos de Políticas de Emprego e Formação Profissional” decorreu no dia 22 de fevereiro, no Portimão Arena em Portimão, e faz parte de um conjunto de iniciativas comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril promovidas pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A sessão contou com a presença da Vereadora da Câmara de Portimão, Teresa Mendes, e do Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Domingos Lopes.

Um dos convidados do evento foi Alberto Melo que, para além de ter sido Diretor Geral da Educação Permanente do Pós-25 de abril, foi também Delegado Regional do Algarve e teve um papel importante na criação em Portugal dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, sendo por isso uma referência nacional ao nível do desenvolvimento local e regional.  Alberto Melo começou por partilhar um pouco da sua história e do seu percurso profissional, relembrando a importância da educação no papel que cada um de nós tem na sociedade.

Sob o tema “Olhares cruzados… 50 anos de políticas de emprego, formação e reabilitação profissional”, o jornalista Idálio Revez conduziu uma entrevista a Afonso Dias, António Valadas da Silva, Fernando Jerónimo, António Teixeira Ribeiro e Diva Correia. Durante esta conversa, surgiram relatos do antes e pós 25 de abril, da importância da cultura e educação e na evolução das políticas de emprego e formação profissional ao longo do tempo.

Após algumas palavras por parte de Madalena Feu, Delegada Regional do Algarve, Afonso Dias subiu novamente ao palco protagonizando o momento de encerramento, ao interpretar “Grândola, Vila Morena” em conjunto com todo o público presente no auditório.

A acompanhar este Seminário esteve a exposição itinerante “50 anos de políticas de emprego e formação profissional”, que também pode visitar no nosso site oficial: www.iefp.pt/50-anos

Fonte: IEFP