Abertura Oficial do EuroSkills Graz 2021, o Campeonato Europeu das Profissões
Publicada por Maria Paula Custódio, em 2021-09-28 (há 3 semanas)

Foi em clima de festa e de emoção que decorreu a cerimónia de abertura do EuroSkills Graz 2021, no centro cívico de Graz Stadthalle.

Depois de um ano de adiamento e incertezas devido à pandemia, a resiliência da WorldSkills Europa, dos países membros, de parceiros, patrocinadores e decisores políticos, compensou.

Com uma audiência de cerca de 3.000 pessoas, e com todas as medidas de segurança acauteladas, o centro cívico de Graz iluminou-se com as cores das bandeiras dos 19 países participantes e dos 3 países convidados. O espetáculo teve como ponto alto a Parada das Nações, quando os concorrentes subiram ao palco, com as suas bandeiras e ao som da música que elegeram como “hino”.

O Presidente Austríaco, Alexander Van der Bellen, o membro da Comissão Europeia Nicolas Schmitt, o Presidente da Câmara de Comércio, Harald Mahrer, e Dita Traidas, presidente da WorldSkills Europa, deram as boas-vindas aos participantes e às delegações internacionais.

Dita Traidas sublinhou, na sua intervenção, o importante papel da formação profissional: “Os trabalhadores altamente treinados e qualificados são a espinha dorsal da sociedade e da nossa economia. O futuro pertence a estes jovens profissionais.”

Antes da cerimónia, decorreu uma receção VIP que juntou figuras relevantes da economia, do governo e dos países membros da WorldSkills Europa. Portugal esteve presente com o Vice-Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, António Leite, a Diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP, Conceição Matos e os Delegados Técnicos da WorldSkills Portugal, Carlos Fonseca e Carlos Diogo.

“Este campeonato de profissões em Graz é a concretização de um longo sonho”, disse Josef Herk, responsável pela organização do EuroSkills Graz 2021. “O ambiente que hoje aqui se vive e respira é como o de um estádio de futebol. E é este ambiente que se vai sentir durante a competição, nos próximos dias. Fica o convite. Venham visitar-nos e disfrutem desta atmosfera única.”

A 7.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões conta com 400 concorrentes em 48 profissões (38 em competição e 10 em demonstração) e decorre de 23 a 25 de setembro. Portugal participa com 18 concorrentes em 15 profissões. No dia 26 são conhecidos os vencedores.

Fonte:https://worldskillsportugal.iefp.pt/